Foto: Divulgação
As moradoras de Faxinal do Soturno que tiverem interesse em utilizar o DIU como método contraceptivo podem procurar a Unidade Básica de Saúde da sede ou o Posto de Saúde de Santos Anjos e fazer sua solicitação.
São Pedro do Sul e Cacequi vão investir R$ 80 mil para construção de ponte
As mulheres que tiverem interesse em utilizar o DIU ou que queiram esclarecer dúvidas a respeito do método contraceptivo podem procurar as enfermeiras Bárbara (na UBS da cidade) e Paola (no Posto de Santos Anjos) para passar por uma avaliação inicial e, após, serem encaminhadas ao médico ginecologista no hospital. Podem aderir ao DIU mulheres de 15 a 50 anos após avaliação médica, exame preventivo (realizado no Posto de Saúde) e ultrassom transvaginal (realizado no hospital). Ambos os exames serão custeados pelo município, por meio da Secretaria de Saúde.
O DIU - sigla de Dispositivo Intrauterino - é uma pequena peça de polietileno em forma de "T" que é introduzido no útero servindo como método anticoncepcional. O DIU ofertado pelo SUS é o de cobre, que não possui hormônios. Ele sempre deve ser introduzido por médico ginecologista em hospitais ou consultórios especializados. As faxinalenses que quiserem aderir ao DIU farão a colocação junto ao Hospital de Caridade São Roque.
Museu de Santiago tem mais de 2 mil itens para visitação
Mesmo sendo um método contraceptivo de grande eficácia, o DIU não previne contra infecções sexualmente transmissíveis. Por isso, a recomendação é que se faça uso de preservativos em todas as relações sexuais.